Planeta Retrógrado é o nome dado ao movimento que um planeta faz durante um determinado tempo no espaço, dependendo de sua localização dentro do Sistema Solar.
Este movimento é percebido visualmente como se o planeta estivesse parado no céu, ficando no mesmo ponto celeste por dias, meses ou anos, dependendo de sua localização no sistema.
Isso ocorre devido ao movimento elíptico do planeta em questão que coincide com a trajetória da Terra num determinado ponto de ambas as órbitas.
Este movimento pode ser curto se o planeta habitar o sistema solar interno ou longo se ele habitar a parte externa.
Os Planetas Internos são: Mercúrio, Vênus, Marte e a Terra (só que a Terra não faz movimento retrógrado, já que nosso ponto de vista é aqui, mas ela faz em relação a outro planeta de nosso sistema solar).
Os Planetas Externos são: Saturno, Júpiter, Urano, Netuno e Plutão.
A Lua e o Sol não fazem movimentos retrógrados.
O Movimento Retrógrado é diferente do Movimento Direto que é feito normalmente pelos planetas numa análise astrológica. O Movimento Retrógrado traz sentimentos e abordagens diferentes na vida do nativo, desde emocionais, espirituais e pragmáticas no dia-a-dia, dependendo do tipo de mapa a ser analisado.
Para identificar um planeta retrógrado em um mapa natal é só investigar o símbolo do planeta que vem acompanhado com um pequeno "R" subscrito.
Mercúrio Retrógrado - Num mapa astrológico, quando Mercúrio aparece neste movimento, é a indicação de um encontro com alguma pessoa de uma encarnação passada. Dependendo do Signo, Casa Solar e Aspecto relacionado, podemos saber de que vida passada, o que aconteceu e/ou o que irá acontecer, e se é um homem ou uma mulher a ser encontrada. É a evidência que o nativo sente muita dificuldade em articular sua fala ou o que pensa num ambiente coletivo. Pode conter dificuldade no aprendizado, dependendo da análise.
Vênus Retrógrado - Num mapa é a clara evidência de um ano ou um nativo com dificuldades de se relacionar com seu corpo, sua libido e sua sexualidade. Dependendo da Casa Solar pode ter havido abuso sexual na infância ou em outra vida. Ainda pode conter informações sobre dificuldades na concepção. Pode ocorrer uma grande dificuldade em se socializar, fazendo com que o nativo opte pela solidão ou comportamento melancólico.
Marte Retrógrado - Aqui uma grande violência habita o interior do nativo. Ele é um animal agressivo preso numa jaula ou uma bomba relógio, esperando o time para sua explosão. Geralmente, esses indivíduos podem ser extremamente agressivos. Optam sempre pela agressão física e verbal. Dependendo da Casa Solar o nativo pode ser violento sexualmente. É uma evidência de abusos e desproporções machistas em altos graus.
Saturno Retrógrado - Este planeta já traz muita dificuldade em qualquer tipo de mapa e para qualquer nativo, mas seu movimento retrógrado exponencializa demasiadamente isso. Aqui, é necessário fazer uma investigação sobre a Casa Solar, Aspecto, Signo e outros Planetas envolvidos em suas oposições e oitavas, para podermos compor a história aqui contida. O movimento Retrógrado de Saturno traz grande carga cármica e dívida aguda a ser restaurada de uma vida passada. Geralmente está relacionado com mortes em massa e grupos étnicos. Pode conter grande informações sobre família ou país do nativo de uma vida passada. O nativo se sentirá castrado, tímido e sem força diante de muitas situações na vida atual, como uma forma de vivenciar aquilo que ele proporcionou aos outros.
Júpiter Retrógrado - A dificuldade deste nativo em se entregar à fé e à espiritualidade é enorme. Isso devido a alguma vida passada onde o nativo confiou ou acreditou demasiadamente num segmento religioso. Hoje, habita em seu ser uma certeza de que ele não deve se entregar a nenhuma verdade infalível. O nativo ainda pode vivenciar momentos de grande falta de sorte material ou a perda de grandes oportunidades por não conseguir acreditar no impossível e em seu potencial de escolha.
Urano Retrógrado - O nativo sente muita dificuldade em se entregar à uma vida de aventura. Tudo o que não tiver um aspecto firme ou comprovadamente confiável, o nativo se sentirá reticente e resistirá de forma intransigente a qualquer experiência ou experimento onde a realidade não estiver bem explícita. Este nativo não confia em nada além de si mesmo e não consegue ter uma abordagem alegre e despreocupada da vida. Sua percepção da vida é que ela irá, a qualquer momento, lhe pregar uma terrível peça, e por isso, ele deve estar sempre a um passo à frente para não ser pego de surpresa.
Netuno Retrógrado - Este nativo carrega dentro de si uma enorme vontade de vivenciar algo novo e abrangente no que tange a fé e as ideologias formadoras da sociedade. Ele acredita que pode revolucionar o mundo e mudá-lo a partir de suas percepções altruístas. São geralmente tidos como os grandes renovadores do mundo e esperadas personalidades que poderão trazer algo supreendente em diversos momentos e movimentos da História da humanidade.
Plutão Retrógrado - Este planeta traz um grande desafio para este nativo. Como experimentar as mazelas do mundo sem se contaminar? Assim será a vida deste nativo. Aqui, novamente é necessário uma grande investigação no mapa para podermos concluir o que está acontecendo. Compulsões e obsessões são comuns aqui. O nativo se vê em momentos cíclicos: ora é abstêmico, ora é viciado. Ora é casto, ora é profano. Ora é bondoso, ora é cruel. Ora é tagarela, ora é indiferente. Ele não consegue dentro de si perceber o que starta esse comportamento. O nativo se vê compelido a estar sempre refazendo coisas que antes tinham uma abordagem segura e confiável, como por exemplo, fazer amizades com pessoas que nunca faria em outro momento, ou assumir certos posicionamentos que em anos anteriores asseverou serem erradas e distorcidas. Geralmente, esse movimento num mapa astrológico, está relacionado a uma vida passada onde o nativo abusou de si ou de outra pessoa, dependendo da investigação por Signo, Casa Solar ou aspecto relacionado, podemos ter maiores detalhes sobre os acontecimentos correlatos.
.:.