domingo, 12 de março de 2017

Resposta ao Visitante sobre os Planetas Retrógrados



Mapa Natal Sephora

Bom dia, Sephora!

Você possui um mapa bem incomum... 

Sol, Lua e AC em Elementos diferentes... Hummm! Como será que é administrar isso?

Você diz:

"Seria esse Plutão Retrógrado? O que tenho Retrógrado?"

Boa pergunta...! - O que estaria retrógrado em sua vida?

Os planetas retrógrados são planetas (e nessa definição eu quero dizer qualquer elemento constituinte de um mapa do céu, ou seja, Lua, Sol, asteróides e estrelas) são elementos dentro de nosso sistema solar, que por uma coincidência de sua órbita com a Terra, parece-nos visualmente daqui da Terra, que esse planeta está parado. 


Esse fenômeno se chama retrograduação, quando um planeta (menos a Lua e o Sol, por possuírem uma dinâmica e distância própria de movimento), coincide em aceleração e posição com a Terra. Isso pode levar alguns meses e/ou semanas como Mercúrio, Marte e Vênus; ou de 2 a 3 anos como ocorre nos planetas exteriores: Saturno, Júpiter, Netuno, Quíron, Urano e Plutão.

Quanto mais distante estiver o planeta ou o elemento a ser estudado pelo astrólogo ou astrônomo, mais tempo esse elemento permanecerá em movimentação retrógrada.

Agora, quando nascemos com elementos nesse movimento, isso significa nos ensinamentos astrológicos, que a pessoa se encontra travada, invadida, sôfrega, humilhada, arrogante, vaidosa e/ou equivocada em determinadas situações aos quais seu ego não consegue se desvencilhar. 

(Dicas de uma super e antenada psicóloga, que nos ajuda a entender um pouco sobre nós mesmos. Acima, mais um episódio do Canal Gisela Vallin, de 2016.)

Existem alguns astrólogos que defendem a retrograduação como algo positivo na vida do nativo, como por exemplo, quando Júpiter ou Netuno estão em movimento retrógrado. Mas a experiência diária de cada astrólogo ensina que isso é um equívoco: Planeta Retrógrado sempre representa restrição.

O ego é facilmente percebido como aquela voz interior que sempre pende para o negativo, para o mal, para a briga, pois é um "Ser" fraco demais ou reativo demais para ter uma postura equilibrada, calma, assertiva e desapegada de qualquer situação, e talvez, seja no ego, a maior prevalência das energias retrógradas. 

(Acima, um momento especial tanto nos livros como nos filmes quando o personagem Gollum conversa com seu alter-ego. Acima, cenas do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, de 2002.)

A priori, todos nós estamos aqui para dominar essa energia interior, que em muitas culturas são denominadas de Maya, Inconsciente Coletivo, Diabo, Daimon ou Ego

Portanto, a retrograduação de um planeta e de uma Casa (claro! Onde estiver o planeta retrógrado, aquela Casa Solar também estará retrógrada...), é a indicação de algum conflito interior mal resolvido.

E por que essa mau resolução ocorre?

Porque, durante a vida do encarnado na Terra, ele não teve todos os elementos necessários para seu crescimento; ou sabotou suas encarnações desistindo de tratar ou enfrentar determinados vícios posturais ou dramas afetivos; ou ainda, o que é o pior, queimou sua encarnação, isto é, desperdiçou sua chance de melhorar a si, mesmo com todas as oportunidades à disposição!

(Filme maravilhoso que nos ensina a aproveitar todas as chances que a vida nos dá para sermos felizes. Acima, cenas do filme Um Dia, de 2011.)

Mas, pode ainda acontecer, que num determinado momento, o encarnado estava num processo confuso do Planeta Terra, no qual guerras e conflitos ideológicos muito complicados estavam acontecendo, no qual faltou meios e tempo para melhorar sua visão sobre aquele assunto. Então, lógico, esse encarnado precisará voltar para refazer alguns passos de suas últimas encarnações, até que aquele assunto seja completamente dissolvido, e, só aí, uma nova dimensão de consciência poderá ser alcançada para ascendê-lo a níveis, graus e/ou dimensões superiores com novas dinâmicas de vida e história.

(Acima, cenas do filme A Sociedade do Anel: As Duas Torres, de 2002.)

Quanto mais externo for os planetas retrógrados no mapa natal de uma pessoa, mais fácil será tratar o tema a ele conectado, quero dizer, que quando o planeta retrógrado é do sistema solar interno, tal planeta está conectado em raízes mais profundas e difíceis de serem retiradas levando os Mestres Ascensos a terem uma atenção especial com este indivíduo, que precisará de dinâmicas mais e mais complexas para livra-lo de sua visão equivocada sobre determinada situação. 

Saturno Aquário Casa 1 oposição Lua Leão Casa 7 e Quíron Retrógrado Peixes Casa 2 - Com uma visão muito pragmática, mas não insensível sobre suas respostas para com as dinâmicas cotidianas, você gostaria que o mundo tivesse um pouco mais de percepção que tudo não passa de "estudar e aprender mais... Por quê tanta preguiça?".

Então, um outro pensamento toma conta: "Acho que todo mundo, em certo nível, quer tirar proveito de mim...", mas aí, outro conflito se configura: "Ah... Tadinho, é porque essa pessoa não teve tempo, condições, e, sei lá, talvez os cérebros alheios tenham tempos distintos de funcionamento... Quem sabe?! - Vou ajudar... De novo!".

Lindo. 

Mas a Lua em Leão, sempre a faz pender um tantinho para a vaidade e pela busca do autorreconhecimento:

"Droga, onde está o meu "Obrigado"!? - É por isso que eu tenho que levar na cara mesmo... Da próxima vez, eu não ajudo!!!"

Calma... 

Isso acontece com todo mundo em algum momento... 

(Perceber que foi o medo, a raiva e a ignorância que decidiu uma discussão pode levar vidas... Acima, cenas do filme A Sociedade do Anel: As Duas Torres, de 2002.)

Mas, possuindo uma dinâmica tão complicada com Sol em Escorpião e a Lua em Leão, tudo isso vai parar um tantinho mais no fundo das coisas, ficando muito, mas muito complicado, lidar com outros sentimentos, como o perdão, a tolerância e a flexibilidade, dificultando coloca-los num grau mais elevado, onde nascerá a consciência de que todos nós estamos em tempos diferentes de autodesenvolvimento, então, sim, eu quase nunca serei reconhecida pelo meu trabalho e esforço, nem um obrigado vou ouvir; mas, sim, se eu sei que fazer aquilo é o certo, então eu devo fazer! - simples assim...


(Acima, episódio 184 do programa semanal Foco no Afeto, de Arly Cravo, de 2015.)

Se entendermos que somos frutos de dinâmicas de centenas de anos atrás, nos quais não tínhamos ferramentas para formar uma inteligência emocional e intelectual necessária para desenvolvermo-nos, então eu me perdoo e perdoo o outro também.

Com Júpiter Retrógrado na Casa 3, você precisa desenvolver melhor uma relação entre suas emoções e definições filosóficas para poder dar à sociedade uma resposta mais desapegada e independente de afeto e resultados imediatos.


(Acima, cenas do filme Meu Mestre, Minha Vida, de 1989.)

Stellium Sol conjunção Mercúrio conjunção Netuno Escorpião Casa 10 - Se você conseguir se desapegar do reconhecimento de suas ações, e perceber que, quando sinto algo, eu também guio as pessoas a sentirem o mesmo, então você vivenciará de forma plena esse Sol natal tão especial, liderando pessoas que farão diferença neste mundo no futuro.

O escorpiano está no mundo para curar e purgar todas as pessas ao seu redor, seja pelas relações amorosas ou cuidados com a saúde, por isso, participar de alguns momentos tensos e tumultuados são normais.

Você diz:

"...gostaria de saber porque me identifiquei tanto com o que escreveu sobre Plutão retrógrado. Tem como descobrir para mim?"

Então, Sephora, você não possui Plutão em movimento retrógrado em seu mapa natal.

(Acima, cenas do filme A Dama da Água, de 2006.)


Sua identificação com este planeta acontece porque, tanto Plutão é um dos seus regentes (digo isso, porque muitos outros astrólogos atribuem Saturno e/ou Marte como regentes deste signo), como Netuno, Mercúrio e Quíron compartilham signos de Água, conferindo uma energia muito magnética, isto é, atrativa, para sua vida, fazendo com que você "carregue" muita empatia e identificação com tudo o que lhe acontece.

De qualquer forma Sephora, possuindo o AC em Aquário você está numa encarnação de ampliar sua consciência, sendo uma pessoa amiga, prestativa e conciliadora. 

Poderá ser uma ótima professora, médica ou enfermeira. 

Cuide de sua circulação sanguínea e órgão reprodutor.

Sephora, espero ter-lhe ajudado com esta pequena análise.

Um ótimo fim de semana com muita luz e paz, sempre!

.:.

0 comentários:

Postar um comentário

Pages