domingo, 19 de março de 2017

Resposta ao Visitante sobre os Planetas Retrógrados



Mapa Natal Allan Menezes

Oi, Allan, até que enfim, né?

Então, amigo, você me pediu no ano passado para lhe fazer uma análise detalhada de seu mapa natal, mas infelizmente, eu estou num processo muito corrido no trabalho e nos meus estudos, e não estou assumindo nenhum compromisso desse tipo, atualmente, apenas em situações muito circunscritas da minha realidade espiritual. 

(É por isso que adoro essa banda: Regravaram a música de uma pessoa super legal, que passou os piores momentos de sua vida por sua opção sexual -mesmo sendo uma banda religiosa!!! PARABÉNS!!! - Acima, regravação da linda música de Renato Russo, Quem Acredita Sempre Alcança, de 1994, performance da banda Rosa de Saron, álbum Horizonte, Vivo Distante, de 2010.)

Mas, quem acredita sempre alcança, então vamos lá!

Você diz:

"Os pontos que mais me intrigam no meu mapa são a conjunção de Vênus com Saturno em Peixes na Casa 10; Júpiter e Plutão retrógrados em Sagitário na Casa 7; Sol em conjunção com Mercúrio em Áries na Casa 11. Além disso, gostaria de saber o que se pode inferir sobre minhas vidas passadas e quais são os meus maiores desafios e facilidades para essa vida."

Como já foi falado tantas vezes em outras postagens, não podemos ver nenhuma posição planetária isoladamente. É necessário investigar onde começa a aspectação e onde ela se finaliza. 

E para isso seguimos uma regra: Uma aspectação começa da esquerda para direita de baixo para cima; pois tudo no Universo caminha da energia magnética para elétrica, da posição inferior para a superior.

Sendo assim, percebemos que o 1º Quadrante de seu céu é limpo, coeso, tranquilo, informando que este nativo está bem resolvido consigo mesmo, ou, o que é mais correto afirmar, ainda não contêm carmas relacionados à sua personalidade. 

Mas ao mesmo tempo, esse nativo por possuir o Sol em Áries é ainda frágil, não consegue manter-se muito tempo sob pressão, pois ainda não possui a força necessária para resisti-la e nem conhece a si mesmo como convém. O que é algo normal, afinal, você está iniciando sua caminhada cármica neste mundo.

Não é uma doutrina fixa (ainda, acredito eu, mas talvez será asseverada no futuro!), mas em nossa experiência cotidiana com encarnados após a virada do milênio, ou seja, após o ano 2000; ou nativos que nasceram próximos dessa virada, indivíduos nascidos de 1995 até 2000 em diante, todos possuem uma energia renovada, um grande aporte de inteligência, segurança e inteligência emocional. Esse grupo será o grande responsável pela grande mudança de energias cósmicas tão esperada pelos místicos desde a década de 1960, que é a chegada da tão esperada Era de Aquário. E você faz parte desse grupo!

As dinâmicas desses novos encarnados são cheias de muito mais conteúdo e atividades mais complexas (aos olhos dos outros encarnados) de relacionamentos emocionais e intelectuais. Acredito que há uma enorme expectativa por esses indivíduos nos planos espirituais...

(Acima, cenas da série animada, Bob Esponja Calça Quadrada, de 1999.)

Marte Leão Casa 3 - Você sempre busca ou é levado a ser o líder de seu grupo de amigos, possuindo uma opinião bem precisa e dominadora. E é aqui o ponto que se inicia os dramas retrógrados.

Esta Casa fala dos primeiros contatos do nativo com seus amiguinhos no jardim de infância, vizinhos, namoradinhas, flertizinhos e primos(as). É aqui que se inicia as primeiras experiências do Eu Quero e Eu Posso. Como Leão faz parte de uma Casa do elemento Ar, então isso me indica que você é muito motivador, tem ideias bem legais, um tanto exageradas, mas muito incomuns que acabam agradando aos seus companheiros. Arrojado e corajoso, você é impetuoso em suas ações, conferindo segurança aos que estão com você. 

Contudo, quando crescemos ouvindo sempre que somos "bons", "legais", "inteligentes", pelos coleguinhas, professores de ensino fundamental e parentes próximos, acreditamos de verdade que somos isso mesmo! Quando na verdade ainda não somos...!

Esse primeiro momento de nossas vidas, mimetiza situações, memórias de outros planos, outras vidas, que, por algum motivo, deve-se reforçar tais comportamentos, para depois tratá-los.

Lua conjunção Quíron Retrógrado Virgem Casa 4 - Como você nasceu num ambiente muito controlado e controlador, você carrega uma ferida, talvez, uma revolta por ter que sempre obedecer demais, sem entender exatamente o por quê.

(Alguns minutos com pessoas compulsivas... Acima, Um Dia De Alguém Com TOC, de 2016.)

Sua mãe é uma mulher muito controladora, e a casa deve ficar impecável, para que ela se sinta bem... Quando uma pessoa é exageradamente organizada, principalmente com itens do lar, é porque ela precisa organizar algo dentro dela própria. Sua mãe tem oscilações de humor e pode possuir algum tipo de neurose leve, que a faz ter uma percepção alterada de seu ambiente. Essa atitude influenciou sua criação, levando-o a acreditar (mesmo que você não reconheça isso), que o mundo é cheio de protocolos que devem ser obedecidos. Não por você, obviamente, já que é um cara muito inteligente, mas pelos outros, com certeza!

E aqui, pode surgir o cara do tipo controlador e chato, que também possuirá manias por tabela...

Libra Casa 5 oposição Sol conjunção Mercúrio Áries Casa 11 - E, já que você aprendeu que é uma pessoa com certa inteligência, então você acaba verbalizando suas opiniões um tantinho rápido demais e sem uma investigação mais demorada...

Adorando viver uma vida mais independente e sem apoio, você irrita seu futuro, que deseja, sim, que você possua uma boa noção dos mecanismos financeiros do mundo e que tudo possui um valor, mas compreenda que ninguém pesa realmente, quanto vale!

Todos nós temos um universo sublimar, um Eu escondido e camuflado, que, se para alguns é a existência de um demônio, para outros é a habitação maravilhosa de um anjo. Eu acredito que ninguém é só mau ou bom! Somos os dois, mas só quando fazemos, como em seu caso, o devido equilíbrio (Libra) atuar!

Sem isso, você vai sempre pender para as energias estagnantes de seus planetas.

(Câmera à bordo da nave espacial Endevour, laçamento de 2011, Projeto Nasa do cabo Canaveral, Flórida.)

Por que? Por quê os planetas retrógrados teriam mais energia que os outros pontos de meu mapa natal?

(E como tudo isso funciona?! Acompanhe a super aventura do Carlão em seu superinteressante canal Manual do Mundo, de 2016.) 

Porque eles estão tão sincronizados em tempo, velocidade e aceleração com sua personalidade atual, que é como se tudo ficasse parado. Para você superar essa "gravidade", você terá que empreender uma enorme energia de arrancada, e depois, milimetricamente, cronologicamente, você terá que desacelerar o processo para estabelecer sua nova posição no sistema ou na órbita desse plano, senão, o impulso inicial gerado, poderá arremessa-lo para as zonas escuras e abissais de nossa pequena galáxia... (tá entendendo o trocadilho?!)

Tudo isso é muito complexo e estressante, principalmente, quando estamos falando de uma alma que está iniciando seu caminho de maturação neste plano terrestre. 

Por isso, esses planetas retrógrados estão ocupando uma área mais externa de seu céu, indicando que esses temas ainda serão revisitados muitas vezes, antes de sua conclusão final.

Nódo Lunar Escorpião Casa 6 - Esse nódo é poderoso e requer muito esforço para seu nativo não sucumbir à infâmia e ambição. 

Mas, não... Não em seu caso...

(Acima, cenas do filme Garotas Malvadas, de 2004.)

Como você ainda está finalizando o signo de Áries e se preparando para a chegada de outra fase em Touro, então, sim, é necessário você entender que nada virá até você de mão beijada!

É necessário começar a tirar o "esqueleto" do sofá, e entender a importância do trabalho, do esforço, da perseverança, e porque não, da ambição!

Aqui, este nódo lunar, só fará você perceber, muito factualmente, que o mundo é recheado de coisas boas e caras, e que você deseja ter algumas delas! - Mas não adianta chorar e se lamuriar, se não trabalhar sério, a coisa não virá!

(Acima, mais um episódio do canal de Arly Cravo, de 2017.)

Plutão Retrógrado fora de curso Escorpião e Júpiter Retrógrado Sagitário Casa 7 - Apesar de você possuir ingenuidade, você precisa entender que deve perdê-la, pois o mundo vê, nesta inexperiência, fraqueza. 

Possuir ingenuidade é diferente de possuir pureza.

A gente sempre confunde essas características. 

Ser ingênuo, é optar, muitas vezes conscientemente, que você, ou está imune, ou que o mundo é regido por uma ordem diferente, quando as coisas se resvalam em você. 

Mas, não... Todos morrem, trabalham, se decepcionam e adoecem da mesma forma... Não há privilegiados!

Não importa quão espiritual você seja, ou quanto tempo você se dedicou àquela tarefa, se foi feita sem a base da consciência, ela irá ruir, com certeza!

Agora, a pureza, é algo que vem do íntimo da gente. Uma pessoa pura, também opta, conscientemente, em ser pura. E a pureza, não tem nada a ver com um corpo travado ou fechado. 

(Acima, cenas do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, de 2002.)

A pureza é a sensação de que há algo de bom no mundo, mesmo compreendendo que ele é difícil...

O ingênuo acredita na bondade, porque não tem experiência e julga sem fundamentos; o puro acredita na bondade por que compreende que o universo segue um único fluxo de vida e, que para viver, é necessário haver ordem, cuidado, e trabalho; e percebe, em seu próprio corpo, que "alguém" zela por essa ordem e cuidado, e que esse "alguém" é bom, e planeja isso...

Mas quando tudo isso está parado em nós, como no caso desses planetas retrógrados, a própria espiritualidade, a visão mística, o cuidado responsável por mim e pelo outro, fica embotado, sofrido e desacreditado. 

(Acima, cenas do filme Hellboy, de 2004.)

É necessário criar um filtro simples de cuidado:

"Amar é mais fácil, e menos complicado que odiar!"

Quando você entender isso, então irá abrir mão da raiva e violência que você armazena para com seus opositores.

Eu também gosto de uma competição... Quem não gosta? - é estimulante, deixa a gente mais empenhado e focado. 

Mas, quando a competição sai de cena para se tornar uma rivalidade, então a coisa pega feio!!!

Compreender isso, fará com que você perceba o sinal vermelho de parar uma ação, para que ela não se torne uma inimizade sem sentido!

(A despedida emocionante do competidor Cutter que disse: "Sou feliz por ter conseguido estar aqui neste lugar, por ter chegado até aqui, por ter conhecido a vocês. Sou feliz até pelo meu desafiante Leslie, aprendi muito, aprendi muito com ele, e não queria que fosse diferente!" - Acima, cenas do Masterchef EUA, 5ª Temp. de 2014.)

Após entender tudo isso, a última questão de sua pergunta:

Vênus conjunção Saturno Peixes Casa 10 oposição Lua conjunção Quíron Retrógrado Virgem Casa 4 - Muitas mulheres, estarão surgindo, principalmente, no ambiente de trabalho. 

Elas serão muito diferentes umas das outras, impossibilitando-o de configurar um padrão, o que poderá lhe ser enervante, já que você foi habituado com isso...

Essa falta de padrão, startará o Alerta de sua mãe, que sempre estará pronta para desferir um comentário mordaz, desestabilizando a relação, suas emoções e sua namorada.

A insegurança aqui, já estará sendo iniciada de longa data, quando sua mãe teme qualquer desordem ao seu mundinho tão esforçadamente organizado. 

(Acima, cenas da animação Divertida Mente, de 2015.)

Confronta-la será necessário em algum momento... 

E não apenas para você poder namorar, mas para que essa permanência dessa ou daquela pessoa, possa ser também uma boa oportunidade de novos contatos profissionais. 

Allan, aqui termino minha análise.

Perdoe minha falta de atenção com você... Espero ter me redimido!

Um enorme abraço, muita luz para você!

Um ótimo fim de semana para todos nós!

.:.


5 comentários:

Allan Menezes disse...

Aranel, antes de tudo gostaria de te agradecer por ter feito a breve análise do meu mapa. Tudo o que você disse se encaixa na minha vida e na minha personalidade.

Mas, infelizmente, acho que não consegui compreender muito bem os desafios que envolvem meus planetas retrógrados. Pelo o que eu entendi do que você escreveu, eles causam dois desafios principais: criam em mim uma ingenuidade em relação à vida e me induzem à rivalizar com outras pessoas para enaltecer o meu ego e me auto-afirmar. Eu entendi corretamente? Sobre a questão da ingenuidade eu percebo isso em mim, confesso que não sei separar muito bem a pureza da ingenuidade no meu interior, mas minha forma de agir certamente demonstra isto independente do que realmente seja. Mas eu achava que isto era devido ao meu AC em Touro, acho que a candura taurina que existe na minha forma de agir faz os outros me verem com uma pessoa "vulnerável". Achei a analogia astronômica que você fez muito interessante, só não compreendi muito bem contra qual "gravidade" eu devo lutar.

Uma última pergunta: o caminho para a minha realização e desenvolvimento pessoal se dará através do trabalho/setor profissional/assuntos da casa 10? Pergunto isso porque através do meu Sol, AC e Lua percebi uma forte convergência para essa área. O regente do meu ascendente é Vênus e está na casa 10, o regente do decanato do meu signo ascendente é Saturno e também está na casa 10. O meu signo solar (Áries) faz antiscion com o meu signo lunar (Virgem), pelo o que eu pesquisei esse eixo diz respeito à perfeição no trabalho.

Sua análise me ajudou muito, que Deus te abençoe e abençoe o seu trabalho.

Sara Cristine Moraes Oliveira disse...

Vamos lá, Allan...

Então, parece que não me fiz entender: A "gravidade" dita em sua análise, é a respeito dos Planetas Retrógrados em relação a qualquer outra posição no mapa natal. Eles são os pontos determinantes em sua vida: Mudá-los significa transformar muitas coisas de como você se posicionará diante da vida: se como uma vítima, ou como um fomentador de novas situações.

Entretanto, essa mudança é muito cheia de pesquisa e situações que devem ser experimentadas aos poucos pelo encarnado. Isso é carma: Um destino que se desenrola, e o nativo deve aos poucos encontrar suas respostas para com ele. Pode ser numa vida, pode ser em várias vidas.

A questão é que com Sol em Áries, você se sente mais compelido a lutar e a competir, nesses termos, o AC em Touro não lhe confere candura, mas ainda mais resistência para aguentar ainda alguns golpes antes de desfalecer, porque a retrograduação dos planetas retira a oportunidade de reflexão e pouco apoio para entender que, em certas batalhas o melhor é se render.

Quando falei sobre Ingenuidade versus Pureza, foi para que você analisasse e percebesse o que acontece dentro de você: Fazer algo por simples ingenuidade, porque não se conhece os mecanismos envolvidos de uma determinada situação, não fará a vida olha-lo com mais compaixão. É nossa obrigação entendermos muito bem o que está acontecendo, contudo, mantermos um interior puro e terno, porque senão, enrijeceremos.

Quanto a segunda parte de seu comentário:

1 - Você fala de "convergência" de seu Sol, Lua e AC relacionando-os ao trabalho, mas de que convergência, exatamente, você está falando?

2 - Com Sol Casa 11 em oposição Lua conjunção Quíron Retrógrado; AC Touro oposição Júpiter retrógrado e Plutão Retrógrado; Casa 10 com Saturno... Outro astrólogo diria que você iria ter muitas dificuldades na vida... Mas eu sou muito otimista e não vejo, completamente, os planetas retrógrados como algo limitante, mas como obstáculos que PODEM ser ultrapassados com esforço, e foi essa a analogia que eu quis fazer quando postei os vídeos das naves: Se objetos inanimados utilizando uma Física ainda em fase de conclusão, conseguem essa proeza, porque não nós?!

3 - Você não utilizou a Anticia corretamente em seu mapa: Esse é um cálculo da Astrologia Medieval não utilizada por Astrólogos que utilizam o método de cálculo Placidus que é o que eu utilizo. Uma Antiscia é uma sombra hipotética de um signo sobre o outro, um cálculo usado pelos pitagóricos que acreditavam que o mundo possui um reflexo oposto a tudo o que existe. Neste caso e corrigindo o que você usou: Atiscia de Áries (23° Sol) é Sagitário 7°; Antiscia de Virgem (21° Quíron Retrógrado) é 9° Leão.

4 - As regências do decanato é utilizado pelo astrólogo para saber a personalidade, idade e prevalência sobre o elemento astrológico que o domicilia.

5 - A lógica que você usou para o decanato é usada para planetas que regem um determinado signo, mas que habitam outro, que podem gerar incompatibilidades.

6 - Todos esses pontos foram minimamente analisados em seu mapa, mas descritos de uma forma mais lúdica e acessível para o leitor leigo.

Obrigada por sua visita e palavras de apoio.

Um ótimo ano com muito trabalho, luz e bençãos do alto para você!

.:.

Sara Cristine Moraes Oliveira disse...

Akemi,

Todas as análises postadas neste blog, seguem uma fila de espera.

Seu nome já participa dessa fila, e você deve aguardar sua análise.

Obrigada por sua visita e navegue à vontade pelo blog.

.:.

Allan Menezes disse...

Olá Aranel,
respondendo a sua pergunta, o que eu quis dizer com "convergência" foi que como o meu ascendente está localizado no terceiro decanato de Touro, e tanto o regente de Touro (Vênus) quanto o regente do terceiro decanato de Touro (Capricórnio - Saturno) estão na casa 10, isto indicaria que os assuntos da casa 1 "precisariam" de Vênus e Saturno para se "resolverem". E como Vênus e Saturno estão na casa 10, isto indicaria que para eu "resolver" os assuntos da casa 1 (realização do "Eu"), eu "precisaria" passar por estes planetas que estão trabalhando na casa 10 (relacionada ao setor profissional, carreira, etc). Eu não sei se consegui explicar muito bem, estou dizendo isto porque uma vez li que o regente do signo que está na cúspide de uma casa se torna o regente desta casa e que para os assuntos desta casa em questão se resolverem precisaria da atuação deste planeta regente estando ele na própria casa ou em qualquer outra.

Sobre os planetas retrógrados, acho que finalmente consegui entender o obstáculo que eles representam na minha vida. Devido ao meu Sol em Áries e meu Marte em Leão estarem em casas de Ar, isto me dá uma personalidade muito "combativa". Desta forma, é perigoso eu ser levado ao combate desnecessariamente devido à falta de reflexão sobre a origem e necessidade destes impulsos "combativos".

Mais uma vez, muito obrigado por tudo.

Sara Cristine Moraes Oliveira disse...

Sim... Mas numa análise astrológica é mais ou menos assim o que acontece:

O astrólogo inicia sua análise de um aspecto maior e, se a resposta ainda for inconclusiva, ela vai procurando os aspectos menores, até prescrutar graus e/ou decanatos dos elementos estudados para obter sua resposta.

Em seu caso isso não foi necessário. Os elementos já nos comunicam bem no que o nativo deve focar suas energias.

Gostaria, Allan, que você não se preocupasse demasiadamente: Como foi dito na análise, sua personalidade é muito coesa, tendendo à bondade e verdade; sua impulsividade é comum, apenas frisei na questão de você não se render à ela imediatamente.

Um beijo e um ótimo ano!

Postar um comentário

Pages