sábado, 26 de novembro de 2016

Resposta ao Visitante sobre os Planetas Retrógrados



Mapa Natal de Rafaela Helioterio

Rafaela, obrigada por suas palavras de apoio e incentivo... A gente que entrega um trabalho gratuito na rede, deseja apenas esse tipo de pagamento: um feed back para sabermos como o nativo está recebendo e aplicando as análises em suas vidas...

"...eu gostaria de saber um pouco mais sobre os planetas retrógrados do meu mapa natal..."

Basicamente, Rafaela, o astrólogo ao ver planetas em movimento retrógrado no mapa de um nativo ele os separará em dois grupos distintos: Em grupo pessoal e extra-pessoal. O grupo pessoal são formados pelos planetas internos; e o grupo extra-pessoal, pelos planetas externos do sistema solar. 

Isso nos ajuda a perceber como é a influência direta dessa retrograduação na vida do nativo: se em sua personalidade e ações objetivas diárias; ou numa abordagem mais filosófica, emocional e psíquica, na formação de conceitos e bases ideológicas do indivíduo. 

Ambos os setores também nos remeterão à dois outros momentos: Se os planetas retrógrados são de origem interna e pessoal, então o carma adquirido é mais difícil de ser tratado, pois o que estamos tratando é de dívidas numa esfera mais física e dinâmica, isto é, os dramas estão num setor mais cotidiano e sistemático do nativo. Se os planetas retrógrados estão numa esfera mais externa, o trabalho do astrólogo é mais fácil, porque tudo se sedimenta numa esfera mais ideológica e sugestionável. Para o astrólogo é mais fácil tratar de um nativo com uma retrograduação em Urano ou Saturno, do que em Marte ou Mercúrio, porque eu posso sugestionar, indicar, guiar a mente do nativo a entender que, um outro caminho ou forma de lidar com o problema, é mais vantajoso para ele; e o próprio nativo também perceberá e compreenderá assim.

Planetas retrógrados internos, muitas vezes representam problemas físicos também... Mercúrio Retrógrado, como acontece em seu mapa, pode representar algum problema de ordem física, já que no signo de Leão, buscamos a coragem e a força para lidar com tudo o que seja dinâmico ou rápido: Problemas com o coração, circulação ou congestão ventricular podem ocorrer; a oratória ou a fala pode também ficar comprometidos. Já Marte Retrógrado em Capricórnio está associado com as articulações e tendões, e a regulação térmica hipofisária. 

Mercúrio Retrógrado Leão Casa 12 - Mas olhando, grosso modo, seu mapa natal, percebo que é uma questão mais emocional no sentido de não se sentir capaz, ou algo lhe aconteceu em sua infância que acrescentou alguma fobia ou resistência para lidar com as mudanças bruscas, barulho ou ajuntamentos públicos. 

(Acima, cenas do filme O Máscara, de 1994.)

Saturno Retrógrado Sagitário Casa 3 Escorpião - Você não consegue lidar com ajuntamentos ou com pessoas de perfil superficial, pois você não consegue entender o porquê as pessoas precisam usar máscaras. Você acredita que as pessoas podem sempre estar escondendo algo de você, e a isso você julga como uma atitude de falsidade. 

Todos nós usamos máscaras... 

O problema, é que alguns usam por mais tempo ou tem mais relutância em deixá-las. Mas usar máscaras é importante, porque elas nos protegem também. Você também as usa...

(Acima, cenas do filme O Legado Bourne, de 2012.)

As máscaras, quando utilizadas numa proporção adequada, ajudam-nos a sondar o "local" onde estamos colocando nossos pés pela primeira vez... São necessárias, mas não imprescindíveis, ou seja, elas não podem comandar nossas vidas, não podem ser o elo de ligação entre nós e nossa personalidade e o mundo exterior, porque se isso acontecer, confusões serão inevitáveis...

(Acima, cenas da série animada O Incrível Mundo de Gumball, ep. A Mentira de 2013.)

"...como se ligam a vidas passadas e a atual..."

Rafaela, os planetas retrógrados não se ligam às vidas passadas, eles representam um conjunto de eventos que foram acumulados na vida do nativo em suas vidas passadas. Isto é, eles representam um grau de imaturidade, por assim dizer, do nativo em determinados assuntos ou ações representados por seus signos e casas solares. 

Lua conjunção Plutão Escorpião Casa 2 Libra - Vivenciando oscilações éticas e econômicas, você transita em ser uma pessoa boa ou má, porque tenta aplicar teorias, que na prática, não surtem efeito. 

Quando lemos aforismos como esses: "Deus é Amor!", acreditamos que Deus não seria capaz de matar uma mosca. Mas não é isso que percebemos ao nosso redor: moscas e muito mais coisas, morrem e desfalecem... Sendo Deus o detentor da vida e da morte, o que ocasionaria isso então?

(Acima, esquete A Criação do grupo Porta dos Fundos, de 2016.)

Ora, o amor não é apenas estar com uma pessoa perto de nós o tempo todo. Amar é ensinar, e ensinar nos conduz a sermos duros, e ao extremos às vezes, para que o aluno possa entender suas lições numa proporção correta... É verdade que algumas lições nos parecem pesadas e desnecessárias, sob esse prisma, mas isso apenas indica o quanto estamos com nossas emoções enfraquecidas, ao ponto de algo bom ou ruim impedir-nos de avançar em demandas necessárias, não apenas à nossa sobrevivência, mas ao nosso desenvolvimento quanto indivíduos.

(Acima, cenas do filme Karatê Kid, de 1984.)

Vênus Virgem Casa 1 - Na verdade, Rafaela, estamos tão absorvidos em padrões e fórmulas, esses objetos de comparação nos remetem a sentirmos tanta segurança e, acreditamos tanto que é vantajoso a economia de tempo que esses mecanismos nos oferecem, que não damos a oportunidade para a vida nos surpreender e, assim, ofuscamos ou obliteramos tudo o que seja inesperado como algo ruim, porque eu não estava preparada para isso... Como a resposta ao inesperado é confusa, reticente e improvisada e, como também não temos o devido tempo de colocar nossas máscaras, nos sentimos desconfortáveis com esses eventos, evitando-os ao máximo. 

Nesse cenário, impedimos que novas conexões e oportunidades surjam em nossa vida na forma de encontros interpessoais ou novos lugares, que num primeiro momento são, de fato, incômodos e constrangedores, mas o que essas situações desejam de nós é uma resposta pura, desapegada e ingênua, o que não conseguimos encontrar mais no mundo, e julgamos a todos de impostores, contudo, nós também somos, por medo de sairmos do convencional que nos ajuda a sentirmos consolados do vazio...

Ver a beleza na ordem e na organização é muito bom, e você não deve desprezar isso, mas não perca tanto tempo querendo que a vida seja perfeita, porque você já sabe: ela está muito longe de ser assim...

(Acima, série animada Star vs Forças do Mal, ep. Quest Buy, de 2015.)

Alguém pode perguntar, ou talvez até mesmo você: Por que Deus fez tantas coisas sujinhas e desorganizadinhas? Será que foi falta de tempo? Será que foi falta de imaginação?

(Acima, cenas da animação Madagascar, de 2005.)

É para que todos nós, os perfeitos e imperfeitos, os superiores e inferiores, os bons e maus, possam ter nesta casa um lugar e uma função... Um propósito definido, que se em suas essências distantes nunca poderão comungar uma união, saibam isso: Nós dependemos da sujeira alheia para sermos o que somos!

Você é uma mulher que acredita que ser boa e cultivar certo perfeccionismo lhe levará a galgar "salões" nunca visitados por sua esfera de atuação. Pode até ser... Mas, a busca pela perfeição, geralmente, leva à vaidade. Essa vaidade alcançada, mas que não foi exatamente desejada, é que starta situações embaraçosas que é aquele tipo de coisa que não se entende. 

  
(Acima, animação Star vs the Evil Force, ep. Mewberty, 2015.)

Quando sua Vênus em Virgem não aceita as sombras da vida, porque, talvez, num orgulho infantil, vê essas sombras como algo sujo e inaceitável, você, inconscientemente, cria e alimenta um monstro em si mesma, que acaba por se tornar uma energia que afasta as pessoas e companheiros de sua vida, sendo crítica demais ou obsessiva demais em muitos aspectos, os quais não contêm nenhuma perfeição em si.

"As paixões humanas produzem fatalmente, quando não são dirigidas, os efeitos contrários ao seu desejo desenfreado... A vaidade leva ao rebaixamento e às cruéis humilhações."
Eliphas Levi, Dogma e Ritual, pg 174.

Marte Retrógrado e Netuno Retrógrado Capricórnio Casa 5 - Esse medo de não ser perfeita ou aceita nos padrões gerais, gera uma limitação muito grande em expor suas reais atitudes e intenções. Esse acúmulo de energia gera outra dinâmica energética, que pode afetar suas articulações e amplitudes de seus movimentos no corpo, que nada mais são do que a expressão dessa retenção energética e inflexível de seu ego. 

(Acima, Limitações Físicas na Academia, trabalho da UERJ, de 2016.)

Você escolheu ser perfeita, mas vivenciar essa perfeição é complicada, porque ela não existe de fato, ela é construída em nossa vida a partir de nossos conceitos culturais e filosóficos. Ela não se adquire com violência, mas no entendimento que a perfeição que possuo em meu corpo, alma e espírito, estão inexoravelmente, confrontando injustamente, as imperfeições alheias de alguém. Se eu aceito esse jogo como correto, então estou legando uma pessoa com deficiências cármicas e/ou físicas ao limbo de sua existência, quando na verdade eu podia apenas dizer:

"Eu abro mão de minha perfeição, por que, o que é a vida sem você aqui?!"

Foi isso o que o salmista disse:

"Tenho visto que toda perfeição tem seu limite; mas o teu mandamento é ilimitado.

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

"Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Salmo 119:96 e Evangelho de São Mateus 22:37-40



Urano Retrógrado Sagitário Casa 4 - Tudo isso é o acúmulo de situações defensivas numa família, que por motivos de conexões internas rompidas, e por anseio de maiores oportunidades de sustento, houve afastamentos e rupturas emocionais, criando ansiedade em encarar a liberdade e a expressão pessoal livre de cada um, como algo não muito salutar. 

DC Aquário - Você transmite uma áurea de inteligência e desapego, mas com Sol em Câncer, você ainda está num ciclo complicado em lidar com suas emoções que remontam instituições fraternais, como casamento e família. Romper ou ir além demais nesse momento encarnatório, poderá levá-la na formação de carmas desnecessários.

(Acima, cenas do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de 1999.)

O melhor é situar-se e defender aquilo que realmente é importante para você, após a leitura dessa análise e uma auto-análise: Você já possui as respostas, só está com medo de enfrentar aqueles que perguntam. 

"...duas vezes em momentos da vida perdi grande quantidade de dinheiro."

Rafaela, eu sou uma pessoa que aprendeu a aceitar as perdas, em seus mais elevados ou inferiores graus. Se para alguns, esse texto pode soar piegas e indulgente, para mim é um consolo válido e vívido:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Epístola de São Paulo aos Romanos, 8:26

Lua conjunção Plutão Escorpião Casa 2 oposição Nódo Lunar Áries Casa 8 - Você deve entender que esta encarnação é para você criar um tipo de independência complicada mesmo... Sendo canceriana, há em suas veias uma necessidade involuntária de amar e abraçar o mundo, as experiências antagônicas citadas acima, impedem que esse efeito perdure por muito tempo, então você se fecha. Mas a resposta correta é a independência e o desapego. 

(Enquanto Jon Snow não compreendeu que sua jornada era insólita, as coisas não se direcionavam em sua vida... Acima, cenas de Games of Thrones, de 2016.)

Enquanto as respostas de sua vida estiverem fora de você, e não dentro de você, seu destino estará sendo refém dos planetas retrógrados, impedindo-a de sair de seus medos e fobias ordinários, como: medo de doenças, da feiura, de intempéries climáticas e da solidão. 

Júpiter Retrógrado Peixes Casa 7 - Inconscientemente, você não deseja tanto a presença de pessoas em sua vida... Talvez o que mais lhe cause fobia são os ajuntamentos familiares, daqueles que sempre geram algum tipo de crítica ou fofoca...

Mas, são esses mesmos contatos que podem lhe ajudar a sair de onde você está. 

Procure algum primo ou irmão mais próximo e se abra para ele... Conte seus receios e lhe pergunte o que é melhor para você... Ouça e tente absorver tudo com calma e serenidade. Pense mais um pouco e deixe de pensar por um tempo, sobre os assuntos que tanto lhe atormentam.

Tente ver no dia a dia algumas respostas. Em singelos momentos, Deus nos responde todos os dias: É o canto de um pássaro, é uma criança que ri perto de nós, é até uma flor que, do nada, desabrocha no cimento da calçada... Esses sinais são emitidos para nós toda hora, e cabe a nós, vê-los, absorvê-los e aplicá-los no dia a dia.

(Acima, cenas da série Harry Potter: O Enigma do Príncipe, de 2009.)

Qualquer mitologia, história ou conto, seja de fundo histórico ou não, respeitável ou desprezível, toda história, o protagonista recebeu a resposta num momento de parada, silêncio e devaneio, onde uma situação ordinária da vida direcionou toda a trama do indivíduo. Deixe isso acontecer com você também...

Por isso, ore, leia livros que possam engrandecer e edificar sua alma e espírito. Evite, principalmente neste final de ano, como umas férias merecidas, assistir demasiadamente, novelas, telejornais e filmes opressivos ou de terror. Aventure-se a escrever e ler poemas, assistir filmes que fazem a gente pensar na vida e no propósito de estarmos aqui, e leia muitos livros que levem sua imaginação a alçar voo à lugares nunca dantes visitados...

Obrigada por sua visita, Rafaela, e espero ter-lhe ajudado. Qualquer dúvida, envie um comentário ou uma mensagem.

Luz e paz à todos!


.:. 


5 comentários:

Anônimo disse...

Li e reli muitas vezes a análise, é muito gratificante descobrir pontos da minha personalidade que permaneciam ocultos aos meus olhos. São dois os pontos que tenho dúvida :
- quando você diz:" Romper ou ir além demais nesse momento encarnatório, poderá levá-la na formação de carmas desnecessários." Esse romper ou ir além significa ir embora, ou mudar para local distante ou é mais romper laços emocionais em termos familiares ? Isso é devido ao meu Sol em câncer ou por ser meu descendente em aquário?
- "Você deve entender que esta encarnação é para você criar um tipo de independência complicada mesmo..."
Independência no sentido de laços afetivos que são rompidos bruscamente?
Obrigada pela análise, seu trabalho é uma bênção para o auto conhecimento. Desejo boas festas a você, muita luz e ótima viagem.

Sara Cristine Moraes Oliveira disse...

Rafaela,

Sim, é tudo isso junto... Uma pessoa de Câncer, não pode desejar, profundamente, se afastar de sua família, romper laços emocionais ou morar num lugar muito distante, porque isso está indo de encontro com sua essência. Isso pode acontecer? Sim, claro, porque na Vida acontece de tudo... Mas permitir que essas mudanças afaste você de vivenciar um ciclo cármico no qual você encontrará as funções e propósitos do clã, da família, do país, da religião, seria um erro e até um crime.

Mesmo quando esses rompimentos ocorrem, não devem acontecer por desejo do encarnado, porque senão ele adquire carma por fugir de seu destino de desenvolvimento, criando uma energia de prisão em futuras vidas, do tipo: Será um irmão, mãe ou amigo próximo, que sempre estará com problemas e nunca deixará o indivíduo ter sua própria vida ou paz, em vários níveis.

Sim, isso tudo, por você ter o Sol (seu espírito) em Câncer (seu ciclo encarnatório atual). Você está em seu último decanato, e vamos torcer para que você vença suas demandas e possa passar para o ciclo de Leão.

O DC em Aquário nada tem a ver com essas questões, apenas nos informa que você demonstra para o mundo exterior um tipo de máscara de superioridade, inteligência e excentricidade, que de fato, não existem, porque você não é uma aquariana.

Sobre os laços emocionais, eu quis dizer que você deve permitir que os acontecimentos de desenvolvam, ou se rompam, naturalmente, sem que você deseje abertamente isso ou aquilo, já que tudo o que é emocional faz parte deste momento encarnatório de sua vida. Sim... isso é difícil e pesado, mas é necessário. Cada signo possui sua dinâmica própria, por exemplo: Leão, coragem; Virgem, organização e discernimento; Libra, diplomacia e sacrifício... e por aí vai... Mas esses mesmos signos também tem sua energia oposta como tudo no universo: Leão, a covardia, porque antes de ser corajoso, eu tenho que encontrar essa coragem dentro de mim... Antes de ser organizada e discriminativa, eu tenho que saber cuidar do meu corpo e meus pensamentos, por isso todo virginiano tem tendências ao TOC; Libra tem que aprender a se decidir e cultivar seus limites, porque, já que morreremos uma só vez, não dá prá sair por aí prometendo se sacrificar a toda hora...

No seu caso, Câncer lhe confere todo drama que os laços humanos possam conter: Amor-ódio, Romance-Indiferença; Carinho-Violência... Saber a hora certa de sentir este ou aquele sentimento é o que a fará amadurecer neste ciclo, entendendo isso: Eu posso sentir ódio, se o amor que dei, de fato e justificadamente, foi rompido numa traição pelo outro. Todo signo também possui seu limite de desligamento afetivo: Câncer, Leão e Escorpião é a traição (de qualquer tipo ou nível); Virgem é a indiferença para com os protocolos de procedimento, e a licença da análise; Libra é a indiferença para com seus sentimentos altruístas. Sendo assim, antes de sair por aí acreditando que sua jornada possa ser alterada por falha do outro, certifique-se que de fato, a traição foi cometida.

Sua independência deve se respaldar em você: Em sua independência financeira e afetiva, porque o outro pode me trair, mas não me ferir, ao menos que eu permita isso. Conhecendo seus limites, não permita que nenhuma pessoa brinque com seu entendimento sobre família, amor e fidelidade.

Rafaela, um ótimo final de ano e um novo ano muito próspero (porque a gente precisa!)

Luz e paz!

Anônimo disse...

Uma última dúvida, relendo o post sobre planetas retrógrados você diz que mercúrio retrogrado é indicativo de reencontro com alguém de vidas passadas, meu mercúrio está retrogrado na casa 12 no signo de leão, seria indicativo de reencontro cármico ou somente o que você especificou aqui? Porém tenho leve impressãoque minha dita "alma gêmea" não está reencarnada (atraves de diversos sonhos desde criaça) ou está em outro país, como indica jupiter na casa 7 (foi o que li pesquisando).
Obrigada mais uma vez. Abraços

Sara Cristine Moraes Oliveira disse...

Rafaela,

Pelo que sei e aprendi, Júpiter Retrógrado no domiciliado na Casa 7 no signo de Peixes não quer dizer alguém de de outro país ou alma gêmea. Júpiter é algo mais elevado, o Sol exaltado ou "acima" do nativo, mas quando em movimento retrógrado, é um movimento que traz parada, estagnação, necessidade de reparo.

A retrograduação de Mercúrio PODE indicar, sim, um reencontro cármico, mas, apenas em determinadas Casas, com aspectos e signos específicos.

O breve estudo entregue tentou lhe dar uma boa análise no tempo e espaço que temos aqui... Não foi perfeita, contudo, espero que uma mensagem reverbere em seu espírito... Me perdoe por não lhe dar os direcionamentos que seu coração anseia...

Beijos!

Anônimo disse...

Que isso! Não se desculpe, eu que me desculpo pelas indagações, muitas mensagens tocaram minha alma pela sua análise,de coração, obrigada. 🙏

Postar um comentário

Pages