Canceriano – O relatório é escrito em tom de intimidade e revela preocupação em proteger as pessoas, justificando possíveis erros. Fala muito do passado, tentando descobrir onde começaram desajustes e acertos. Tende a ter postura conservadora, pois não gosta de mudanças – dão trabalho e geram insegurança.
Leonino – Para impressionar, cuida da apresentação do texto. Também procura passar a imagem de segurança e dinamismo, como se olhasse tudo com distanciamento, sem se envolver. Na hora de apontar alguma falha, tenta mostrar que não tem nada a ver com ela. Se precisa fazer uma coleta de dados ou uma pesquisa chata e detalhada, prefere delegar essa tarefa a outra pessoa.
Virginiano – Seu relatório é longo, muito longo, cheio de detalhes (até desnecessários), com anexos, planilhas e gráficos. Você pode ter dificuldade em chegar a conclusões objetivas, perdendo-se na montanha de dados que recolheu. Em tom crítico, aponta quem é o responsável pelas falhas. Mas mostra-se disponível para “dar um jeito”, trabalhando muito para alcançar as metas.
Libriano – Seu trabalho tem forma e conteúdo equilibrados. Você toma cuidado com as palavras para não cometer injustiças. Apresenta muito bem o cenário, aponta os prós e contras de possíveis soluções ou modificações, mas não se posiciona claramente, por sua dificuldade de sair do papel de mediador e optar por um lado ou por outro.
Escorpiano – Primeiro pesquisa, porque o chefe quer trabalho, já que desconfia da existência de razões não reveladas. Depois observa, tudo antes de escrever. Com jeito de detetive, sempre fareja algo mantido em segredo. O texto aponta conflitos e dificuldades e até sugere problemas não explícitos. O resultado deixa a impressão de que não escreveu tudo o que sabe ou que pensa.
Sagitariano – Em tom seguro e otimista, seu relatório aponta soluções, mas não entra em detalhes de como conseguiu chegar a elas. O texto é enxuto, até apressado, mas pela objetividade consegue tocar nos pontos importantes. Certamente foi feito na última hora. Primeiro porque você confia que tudo dá certo no final. Depois porque existem tantas coisas mais interessantes para fazer...
Capricorniano - Elabora o texto com cuidado, para realmente conseguir a promoção. Não pede ajuda de ninguém e escreve depois de estudar muito. É objetivo ao apontar possíveis soluções, mas sem detalhá-las demais. Afinal, é melhor não entregar tudo de bandeja antes de ter certeza de que seu trabalho será reconhecido.
Aquariano – Você faz inúmeras projeções para o futuro e corre o risco de esquecer de relatar o que está acontecendo. Seu relatório tem uma linguagem clara, um tom divertido (até irônico) e leva bastante em consideração as relações pessoais no trabalho. Certamente, aponta a necessidade de mudanças radicais, incluindo novas estratégias e tecnologias.
Pisciano – Seu texto parece roteiro de filme – dá muitas voltas antes de chegar a alguma conclusão e é preciso pescar os resultados no meio. Toca em pontos sensíveis, realmente importantes. Quanto ao prazo, você pode se atrapalhar e perder a data de entrega.
.:.