Principal ferramenta da Astrologia, o Mapa Natal mostra como os planetas infuenciam nossa vida e revela talentos, desafios e dificuldades. Decifre os ponto mais importantes desse poderosos recurso de autoconhecimento.
A Carta ou Mapa astrológico, ou Mapa Natal, é o principal instrumento de estudo na Astrologia.
Esse gráfico mostra a configuração do céu no momento do nascimento do nativo, exibindo a posição exata dos astros, os signos que os domiciliam e os ângulos que formam-se entre si.
A interpretação do mapa permite descobrir potencialidades, talentos e dificuldades na vida do indíviduo. Ainda seu passado cármico, para onde caminha a atual encarnação e como transcender e produzir dharma.
Portanto, a Carta Astral revela a missão do nativo e aponta as diretrizes da jornada que viemos executar em vida.
Cada astro do Sistema Solar representa um tipo de energia.
Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte são considerados planetas pessoais por tratar de assuntos relacionados à personalidade e à maneira de agir, pensar e estabelecer relações e comunicação.
Enquanto Júpiter, Saturno, Urano e Plutão, chamados de planetas transpessoais, influenciam questões coletivas e até mesmo as gerações.
Dia, horário e local de nascimento são dados fundamentais para a confecção do tema astral, que utiliza sofisticados cálculos matemáticos e tabelas astronômicas para deteminar a posição dos planetas.
Até há pouco tempo, o gráfico era desenhado manualmente, usando livros de com dados planetários com as posições dos astros (efemérides).
Hoje, com os programas de computador especializados, o mapa pode ser impresso em minutos e o astrólogo se concentra na tarefa mais importante: a interpretação do que está escrito ali.
Existem programas que, além de desenhar o gráfico, interpretam os dados mais importantes.
Na internet, alguns sites também oferecem esse serviço. Mas as explicações são limitadas, pois mesmo um computador, não consegue contatenar todas as informações contidas num mapa e, ainda, fazer uma estimativa por base dos aspectos e as informaçãos do nativo, para a interpretação mais assertiva e exata. Por isso, é sempre recomendável consultar um astrólogo.
O bom profissional alia o conhecimento teórico à intuição e sensibilidade para estabelecer relações entre a vida do consulente e o que está sendo mostrado no gráfico.
Para a análise, são levados em conta o tipo e energia de cada planeta, o signo, o elemento (fogo, terra, ar ou água) e o setor em que ele se encontra, além de ângulos formados com outros astros ou pontos do horóscopo.
Veja a seguir o significado dos principais dados do mapa astral.
Os Planetas e suas Influências
Sol - Revela as caraterísticas marcantes da personalidade, o impulso criativo, os prazeres, a vontade e o sentido de identidade.
Lua - Mostra nossas emoções e a necessidade de afeto, proteção e segurança. Também representa a mãe, a infância, o passado e a memória.
Mercúrio - Planeta da comunicação e do intelecto, mostra a forma como nos relacionamos com as pessoas e usamos nossas faculdades mentais.
Vênus - Amores, relacionamentos, senso estético, bens materiais e a necessidade de harmonia e equilíbrio são os atributos do planeta.
Marte - O astro rege os impulsos, a sexualidade, a coragem e a maneira de agir. Sua posição mostra a área da vida em que investimos grande parte de nossa energia.
Júpiter - Associado à expansão e prosperidade, rege os estudos superiores, a religião e a filosofia. A posição do planeta mostra o setor da vida em que poderemos contar com a ajuda da boa sorte.
Saturno - Chamado de Senhor do Tempo, dos Anéis, do Carma, o planeta representa razão, consciência, limitações e responsabilidades. No mapa astral, sinaliza nossos medos, desafios, restrições e dificuldades.
Urano - Ligado a mudanças, o planeta exerce influência em nível coletivo. Sua posição mostra em que setor da vida somos fraternos, inventivos, excêntricos e voluntariosos.
Netuno - Seus domínios são as experiências místicas e religiosas, imaginação, magia, ilusões e fantasias. Além da influência em nível coletivo, mostra a maneira de cada um expressar sua religiosidade.
Plutão - O último planeta do sistema solar está ligado às profundas transformações e à regeneração. Sua posição revela um setor da vida em que o desafio é encarar os medos e aprender com as crises
Abaixo veja os símbolos correspondentes com cada planeta.
.:.