No signo da coletividade e do amor fraterno, o planeta traz um forte compromisso com causas sociais e metas voltadas para o futuro.
Você possui o dom de organizar e liderar grupos e associações. Entretanto, seu senso de compromisso com ideais coletivos acaba causando dificuldades em estabelecer amizades casuais ou relacionamentos superficiais.
A valorização dos laços profundos estimula o convívio com um mesmo círculo de amigo, muita vezes de infância. Isso pode gerar uma via de mão dupla: alguns preferem a solidão e o distanciamento da vida social e outros se envolvem em tantos compromissos que mal têm tempo de ficar sozinhos.
Nesse signo de água, ligado ao misticismo, à inspiração e à religiosidade, a presença do planeta traz o desejo de transcender limites pessoais e dedicar-se a um ideal maior.
Isso pode se refletir na necessidade de ajudar o próximo, momento em que você se sente forçado a algum sacrifício, como cuidar de alguém doente - comportamento que quase sempre vem acompanhado de culpa.
Como poucos, você consegue sentir a presença do sagrado e às vezes acha que as outras pessoas possuem uma visão limitada e tacanha da vida.
Não deixe que sua busca espiritual comprometa suas realizações terrenas: organize-se e encare diligentemente seus deveres e responsabilidades.
A Cada 7 Anos, uma Oportunidade de Renovação
Transitando pelo céu, a cada sete anos Saturno forma ângulos com a posição na qual estava no dia em que a pessoa nasceu.
São períodos de transformações e mudanças de valores, em que são comuns os conflitos de identidade, a descoberta de talento e a tomada de consciência de erros e acertos.
Veja o que costuma ocorrer em cada ciclo saturnino, de acordo com a idade.
A criança começa a se afirmar e a contestar os pais e professores, figuras de autoridade associadas a Saturno. É o momento de escolher suas roupas, suas comidas e seus passeios.
Na crise da puberdade, o jovem luta pra superar as limitações impostas pelos pais e adota uma atitude de enfrentamento. Vale tudo para escapar da disciplina familiar.
Com plena consciência das responsabilidades - terreno saturnino por excelência - da vida adulta, o jovem descobre que terá de responder por seus atos e reforçar sua individualidade fora do grupo de amigos, que até então eram sua principal referência.
Em algum momento até os 30 anos, Saturno desencadeia uma completa reorientação de vida, que pode afetar a carreira, saúde, espiritualidade, sexualidade ou relacionamento.
Nessa prestação de contas, há um confronto entre o passado e os rumos que precisamos tomar na vida. É época de descobrir seu papel no mundo.
Saturno traz a consciência dos espaços vazios na vida que precisam ser preenchidos e a noção de que somos os únicos responsáveis por nosso destino e nossa felicidade.
Momento de reavaliação dos rumos da vida, levando em conta os verdadeiros valores pessoais, isentos das pressões ou expectativas dos outros.
São comuns as mucanças na carreira, motivadas pela descoberta de novos talentos, ou nos relacionamentos (divórcios ou separações).
Temos consciência de nossa individualidade, por mais envolvidos que estejamos com a companhia de outras pessoas.
Mais uma vez sentimos a necessidade de nos desligarmos dos padrões de comportamento anteriores.
É tempo de abrir espaço para a criatividade e para a expressão de talentos até então adormecidos.
Viajar, pintar, tocar um instrumento ou cuidar do jardim, por exemplo, são atividades que proporcionam prazer e sentimentos de realização pessoal.
O segundo retorno de Saturno ocorre em plena maturidade, nos obrigando a um balanço do que realizamos e do que ainda podemos fazer na vida.
É época de alçar novos vôos e mudar de rota.
Fim.:.